Eixos Temáticos

Associativismo e visibilidade profissional

Formação do arquivista e o mundo laboral. Acesso ao mercado de trabalho: concursos públicos. Empreendedorismo para a Arquivologia. Associativismo e atuação profissional. Os arquivistas e o ensino superior.

Patrimônio e memória arquivística

Arquivos Permanentes. Estruturação da Memória através dos arquivos. Arquivos manuscritos, Paleografia e Diplomática. Patrimônio e Memória do Mundo.

Ética e responsabilidade social

Ética e deontologia profissional. Moral e ética no fazer arquivístico. Responsabilidade social dos arquivos e dos arquivistas.

Políticas arquivísticas e diversidade

Marcos legais arquivísticos. Transparência Pública e os arquivos. Administração Pública e as políticas informacionais. Gestão arquivística e governança. Os arquivos e a diversidade: relações possíveis. Os Arquivos das minorias: vozes e representatividade.

Documentos e repositórios digitais

Conceitos arquivísticos na era digital. Gestão de documentos digitais. Repositórios arquivísticos confiáveis. Governo eletrônico e dados abertos. Cadeia de custódia e de preservação. Padrões de metadados e interoperabilidade.

Representação arquivística, acesso e acessibilidade

Estudos de usuários. Aspectos teóricos para a representação arquivística. A descrição arquivística. A acessibilidade e os Arquivos.

Gestão arquivística

Principais aspectos da gestão. Revisão crítica. Os instrumentos da Gestão Arquivística. Bases teóricas para a gestão Arquivística. Gestão de serviços e instituições arquivísticas. Gestão nos arquivos privados e pessoais.

Epistemologia arquivística e interdisciplinaridade

História dos Arquivos e da Arquivologia. Relações Interdisciplinares. Abordagens na Arquivologia. Fundamentos teórico da área. Princípios, objetivos e objeto. Estado da arte na Arquivologia.

Fale conosco